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SEO o que é? São um conjunto de técnicas e estratégias utilizadas para otimizar o seu site para ele aparecer na primeira página dos buscadores de forma orgânica, sem pagar link patrocinado.
3 etapas do SEO
- Otimização técnica: otimizar o site com links relevantes, experiência do usuário, SSL, estrutura de páginas e posts e categorias, velocidade de carregamento das páginas entre outros.
- Produção de conteúdo: criação de conteúdo único e relevante para seu nicho com intuito de instruí-los, informá-los com dicas, técnicas, novidades e ajuda de forma geral.
- Construção de links: espalhar o seu conteúdo na Internet através de sites que sejam interessantes para o seu nicho, pode haver troca de links ou comentários em postagens de sites afins.
Otimização Técnica
É uma parte importantíssima pois deixa o seu site pronto para se utilizado pelo público.
Não é possível você correr em Interlagos com um Fusca, você precisa de no mínimo um Camaro
Normalmente os clientes nos procuram pedindo orientação sobre seu site, se ele está pronto ou não para ser trabalhado como ferramenta de vendas.
Primeiro analisamos se é possível fazer alterações e otimização na estrutura, segurança, carregamento de páginas, etc., então apontamos o que precisa ser melhorado e traçamos um plano pro cliente.
Esta análise inicial pode ser de algumas pequenas alterações ou até a criação e migração de um site para uma nova plataforma.
Produção de conteúdo
Um site só aparece no Google se ele for importante para o seu nicho, ou seja, se seu conteúdo for excelente. Normalmente um bom conteúdo para um site é aquele que informa, instrui de forma clara e rápida, construindo o relacionamento com o futuro cliente.
Muitas pessoas terceiriazam a produção de conteúdo, isso é bem comum, no entanto devemos prestar atenção ao seguinte: o conteúdo é sempre feito para o público, nunca para o buscador.
Tem pessoas que ficam pensando no buscador na hora de produzir conteúdo, mas deveria pensar no usuário, já que o buscador pensa assim.
Como saber o que escrever?
Pesquise no Google sobre seu ramo de atividade, assuntos correlatos à sua marca, dúvidas dos clientes e veja o que os concorrentes estão produzindo. Isso te dará uma boa ideia do que é importante pro universo da sua marca.
Construção de links
O famoso link building é a técnica de espalhar seus links pela internet, porém muitas vezes pensamos em número ao invés de qualidade.
Pense nos sites que são importantes para o seu negócio e entre em contato com eles para troca de links, e até guest post, onde você posta sobre eles e eles sobre você.
Realmente a construção de links é mais difícil pois envolve empresas terceiras, mas é dá muito resultado quando bem feito, pois aumenta e muito a autoridade e relevância do site.
Não recomendamos utilizar muitos sites de listagens porque lá tem o seu concorrente à um clique e também porque estes sites são genéricos, contribuindo pouco para a relevância do seu negócio. Utilize com moderação esta ferramenta.
Conclusão: afinal o que é SEO?
SEO dá trabalho? Sim, muito! Mas os resultados são à longo prazo e duradouros. Outra estratégia seria você investir em link patrocinado, porém verá que o custo x benefícios muitas vezes não compensa.
O melhor dos mundos seria 70 x 30: invista 70% em SEO, ou seja otimização de sites para aparecer de forma orgânica (sem pagar) no Google, e 30% em Google Ads e outros serviços do tipo.
Em ambos os casos é preciso segmentar bem a campanha e estratégia de conteúdo para atingir o público.
No caso do Google Ads recomendamos que crie uma Landing Page para capturar de forma assertiva os clientes, uma vez que você está pagando pelo tráfego e precisa converter urgentemente os visitantes.
É isso, o SEO se mostra uma excelente técnica de trazer visitas e futuros clientes para o seu negócio, pense em SEO com carinho pois ele traz resultados excelentes para você.
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Um abraço e até a próxima!
Gil Marinho – CEO da Agência Next Step