Last Updated on 10 meses by nextstep
Distanciamento social, aproximação virtual: você está virtualmente próximo ao seu cliente? Estamos distantes um dos outros e a tecnologia tem ajudado a criar experiência valiosas para negócios que estão impedidos da proximidade física, neste artigo falaremos sobre esta experiência.
Como temos percebido, por conta do pandemia do coronavírus (COVID-19), por determinações de diversos órgãos o distanciamento social é uma dura realidade, uma fase que está fazendo com que empresas e pessoas revejam relações comerciais e sociais.
Tecnologia: de vilã a aliada
A tecnologia permitiu o contato instantâneo com as pessoas e uma das reclamações era o distanciamento social que os meios digitais causavam, no entanto esta visão está sendo ressignificada, estamos olhando para tecnologias como amigas que aproximam.
Redes sociais como YouTube, Facebook, Instagram e aplicativos de mensagens como WhatsApp, Telegram e os aplicativos de videoconferência como Zoom, Google Meet e TeamLink, Hangout entre outros têm caído no gosto das pessoas.
A experiência dos consumidores
Um público atribui valor ao produto ou serviço de uma empresa baseado nas expectativas antes de usar e nas experiências que obtém após se tornar cliente.
Muitos negócios estão buscando no meio digital uma forma de resolver o desconforto que o isolamento social tem trazido para a relação entre a empresa e o cliente.
Apostar em meios digitais tem sido assertivo e minimizar os impactos deste momento complicado, podemos citar os restaurantes que entraram 100% no delivery que utiliza tecnologias que antes era apenas parte da operação.
Preciso aparecer no Google
Ter em mente que aparecer nos buscadores aumenta suas chances de oferecer uma experiência rica na relação empresa-consumidor te coloca à frente dos consumidores, mas estar conscientes da importância do Marketing Digital (em especial o Marketing de Busca) é primordial nesta corrida para se aproximar dos clientes.
Para aparecer no Google você precisa de algo além de redes sociais, elas estão cada vez mais caras e fechadas, o anúncio muitas vezes só fica disponível ali dentro daquela plataforma.
Quando abre um site próprio, você se abre para o mundo
Ter o seu próprio site com seu domínio onde você controla as políticas de privacidade, termos de uso, faz a gestão de conteúdo, posts e artigos que atraem o público você automaticamente se abre para um mar de buscas como as do Google.
Site, blog, loja virtual fica aberta aos buscadores e as chances de alguém achar você nas buscas aumenta vertiginosamente, preste atenção nesta dica.
Negócios locais em primeiro lugar
Quando você associa o seu negócio a um site com seu endereço, redes sociais, telefone, e-mail e artigos interessantes para o seu nicho e região, o Google automaticamente coloca o seu site na lista de resultados importantes baseados na localização do cliente.
Todo celular hoje tem GPS e isso impacta na busca, se você em tempos de distanciamento tem um negócio local, o Google traz sua empresa para perto daqueles que estão em sua região buscando seus serviços.
É claro que guardadas as devidas proporções seu site nem sempre será o primeiro nos resultados da busca, mas com a gestão de conteúdo, técnicas de SEO seu site logo estará entre os melhores da região, não importando o tamanho do negócio.
Ofereça informações e atualizações
OK, agora você entendeu que ter um site, blog ou loja é importante e que deve prover informações locais do seu negócio, combinando seu site com redes sociais, qual é o próximo passo?
Crie um ecossistema em torno do que você faz, faça artigos, reviews, combine Instagram, Facebook, YouTube, Instagram com o seu site, traga o povo desses locais para o seu site, dá muito trabalho, mas compensa e muito.
Quero investir em um site, o que preciso?
Você precisa de um domínio, uma hospedagem e um site, blog ou loja. Claro, que esta parte prática precisa vir acompanhada de um planejamento de marketing prévio.
Não adianta fazer páginas, site, blog sem ter ideia de quem é seu cliente, quais são suas necessidades e desejos e de como o seu produto ou serviço traz valor para eles.
Já tenho um site, devo investir em link pago ou SEO?
Os dois. O ideal é otimizar o seu site mas também investir em mídia paga. A diferença básica é que links patrocinados, campanhas e etc. trazem leads e potenciais clientes à curto prazo, enquanto que na otimização os resultados são à longo prazo, de seis meses a um ano.
O melhor dos mundos é ter campanhas pagas e um serviço especializado que vai ajudar o seu site ter peso e autoridade construídos ao longo do tempo.
Atendimento online para os meus clientes
Seus clientes estão sem poder te visitar, o seu site vende enquanto você dorme, é verdade! Você não faz ideia de quantas pessoas acessam seu site, aliás, usem o Google Analytics para saber isso.
Um site é um portfólio de serviços, imagens, reputação online e tudo mais, a praticidade de ter um site bem estruturado com todas as informações que o cliente precisa adiantar o seu lado na hora de fechar uma venda.
Por exemplo, quando os clientes perguntam sobre nós, mostramos os serviços, portfólio, entre outras informações como os artigos que escrevemos aqui, tudo isso ajuda na hora de fechar uma venda, pois essa experiência é enriquecedora para o cliente e o deixa seguro e confiante na hora de te encontrar.
Agência Next Step aproxima você do seu cliente
É muito frustrante para um potencial contratante quando ele “joga seu nome no Google” e não te encontrar, digo sempre aos clientes aqui da Next que muitas vezes quem compra seus produtos e serviços nem têm redes sociais, pense nisso.
Nós criamos o seu site, loja virtual, blog ou site institucional e também otimizamos o que você já existe para você aparecer na primeira página do Google.
Parceira que vale à pena
Entre em contato conosco aqui pelo site, ou pelo WhatsApp (11) 98208-5454, ou por e-mail e conte um pouco sobre sua história, com certeza oferecemos ao seu cliente uma experiência diferente.