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12 tendências de SEO para 2021
SEO (otimização de mecanismos de pesquisa) já não é mais novidade, hoje empresas investem cada vez mais na otimização dos seus sites, blogs e lojas virtuais para alcançar o seu público.
Saber o que é tendência em SEO para 2021 é fundamental para traçar uma estratégia SEO que traga resultados para o seu negócio.
Listamos 12 dicas de como otimizar seu site para 2021 com vistas a atrair mais visitas e convertê-los em clientes, otimizando seu site para colocá-lo no caminho certo da otimização SEO para 2021.
Vale saber que 70% a 80% dos usuários se concentram exclusivamente em resultados orgânicos e ignoram listagens pagas e de 28% dessas pesquisas convertem, resultando em uma compra.
Pensando nisso, separamos 12 dicas que acreditamos fortemente que serão tendências em 2021 para a otimização do seu site que busca posicionamento orgânico nos resultados de buscas do Google.
- 1. A Inteligência Artificial e o SEO
- 2. A pesquisa por voz afeta pesquisas
- 3. Otimize seu site para dispositivos móveis
- 4. Conteúdo Google EAT: otimize
- 5. Conteúdo de formato longo melhora o SERPs
- 6. Destaques para os snippets
- 7. Pesquisa preditiva: aposte
- 8. Vídeo na estratégia de SEO
- 9. Otimize suas imagens
- 10. Busca de palavras chaves semânticas
- 11. Listagens de pesquisa local: promova o SEO local
- 12. Analytics: use para ficar à frente
1) A Inteligência Artificial e o SEO
Apostar na Inteligência Artificial é o caminho mais curto para ranquear bem nos resulados de busca. Basta olhar à nossa volta o número de pessoas que fazem perguntas, tiram dúvidas e buscam serviços por meio de algoritmos de voz do Google, Microsoft e Outros.
2) A pesquisa por voz afeta pesquisas
A pesquisa por voz é uma realidade em nossa sociedade, pessoas em diversos contextos sociais buscam por serviços, produtos e vivem conectadas à serviços que têm como base de suas pesquisas a voz.
Explorar termos de cauda longa como forte de ampliar o alcance das buscas é uma boa sacada na hora de aparecer naturalmente nos resultados de buscas do Google.
3) A pesquisa por voz afeta pesquisas
A compatibilidade com dispositivos móveis afetará as classificações de pesquisa
Indexar um site mobile significa simplesmente trazer para um usuário uma boa versão do seu site para PC, ou seja, seu site que aparece no notebook aparece também otimizado para celular.
Na prática isso inclui o design das páginas, tempo de carregamento, otimização das imagens e ícones, além é claro do UX pronto para acesso via celular.
Isso implica, otimizar seu site para ficar fácil de mexer em qualquer lugar a qualquer hora.
Considere isso se quiser aparecer bem nas buscas pois, o mobile-first já é uma realidade, ou seja, otimiza primeiro para celular, depois para PC o seu site é um boa estratégia se quiser ficar na frente da concorrência.
4) Conteúdo Google EAT: otimize
Google EAT: especialização, autoridade e confiabilidade, entenda:
Um dos critérios do Google para saber se o conteúdo é bom é usar o princípio EAT: especialização, autoridade e confiabilidade.
Ou seja, seu conteúdo tem que ser especializado, precisa ser bom e também tem que ser bom, trazendo excelentes fontes de confiança.
Com isso, você garante um bom conteúdo, único e com boas referências para o seu público, ou seja, nunca escreva para o Google, escreva para o seu público de forma especializada, sabendo o que fala e com boas fontes de busca.
5) Conteúdo de formato longo melhora o SERPs
O conteúdo de formato longo ajudará a melhorar SERPs
Quando você especifica mais o conteúdo, mais rico ele se torna para o seu nicho, ou seja, busque por termos específicos com mais abrangência na hora de falar com seu nicho.
Termos mais curtos e fechados são mais difíceis de alcançar por já serem alvos de excelentes artigos, então busque diversificar o conteúdo do seu site com termos mais longo e complementares ao que você costuma falar em seu blog…
6) Destaques para os snippets
Os snippets em destaque se tornarão mais proeminentes
Crie snippets de suas páginas, serviços e organização para atrair resultados mais pontuais, se você tem um negócio local informe endereço, telefone, contato, horário entre outros para os mecanismos de busca.
Assim, você garante sucesso na hora de ser encontrado pelo usuário que busca seu produto ou serviço.
7) Pesquisa preditiva: aposte
A pesquisa preditiva está definida para melhorar a vida das pessoas na hora de fazer uma busca e obter um execelente resultado, veja:
São pesquisas baseadas em nosso comportamento, atividades e preferências, não são buscas feitas necessariamente pelo usuário, mas são preferências do perfil.
Se você tem um nicho segmentado, provavelmente é um bom candidato à um público específico, invista em conteúdos bem segmentados e o Google naturalmente irá recomendar estes artigos para os usuários com o perfil do seu site
8) Vídeo na estratégia de SEO
Uma estratégia eficaz de SEO precisará incluir vídeo
Incluir vídeo na estratégia de SEO é excelente, além do mais, vídeos são formas rápidas de tirar dúvidas e informar o usuário sobre algo.
Um artigo com vídeos, PDF, imagens entre outros arquivos ajudam os usuários a saber mais sobre o assunto, tirando suas dúvidas e agregando informações ao texto.
9) Otimize suas imagens
A otimização de imagens terá um papel maior na pesquisa
Imagens são muito importantes na pesquisa da Internet, por isso considere utilizar imagens leves e otimizadas em seus artigos.
Imagens ajudam a explicar um texto e enriquecem o post, por isso deixe-as bem leves e os seus usuários agradecerão.
10) Busca de palavras chaves semânticas
Haverá mais importância nas palavras-chave relacionadas semânticas
Use palavras chave que tenham a ver com o assunto, público e contexto específico.
Os robôs do Google estão cada vez mais atentos à questão da semântica, ou seja, se o texto tem a ver com a busca, o assunto e o que o usuário busca.
Fique esperto para falar exatamente o que o seu título propõe.
11) Listagens de pesquisa local: promova o SEO local
Listagens de pesquisa local terão um papel maior nas estratégias de SEO
A busca local está mais importante do que nunca, e por quê?
Porque hoje em dia é mais fácil trazer um resultado que tenha a ver com o local do usuário do que um mais genérico, geograficamente distante.
Os aplicativos e serviços online exigem a localização do usuário com vistas a faciliar a prestação de serviços, com o Google não seria diferente, se alguém busca por “pizza” é interessante mostrar alguém próximo.
Prepare seu site para aparecer nas pesquisas locais do seu bairro, em listas, artigos e notícias sobre importa para a sua região.
12) Analytics: use para ficar à frente
Dados e análises devem se tornar sua prioridade se você quiser permanecer à frente nas classificações
Analisar os dados do Google Analytics, por exemplo, te coloca no caminho certo de ter insights sobre o que fazer em termos de otimização do site, do conteúdo, estrutura e até horário de publicação e gestão do público-alvo.
Ou seja, os dados coletados são o seu melhor amigo na hora de montar uma estratégia de SEO para 2021. Ignorar o que estes dados mostram é simplesmente fechar os olhos para quem interage com seu site ou app e como isso se dá.
O que é de vital importância na hora de montar um projeto de SEO, por isso, fique de olho no analytics do seu site ou app.
Conclusão
É claro que estas são apenas previsões de SEO para o ano de 2021, que podem ou não serem importantes, mas esta lista, baseia-se principalmente no que o mercado vem adotando como prática na hora de aparecer para as buscas.
Por isso invista em consultoria SEO para que o seu site, conteúdo e reputação seja construída de maneira correta na hora de aparecer no Google para o seu público alvo.
Como sempre, reforçamos: SEO é um investimento a longo prazo que vale à pena implementar no seu site.