Last Updated on 10 meses by nextstep
Otimizar o site aos algoritmos do Google é um processo e como todo processo exige estratégia, planejamento, execução e muita análise.
Antes de mais nada: todo mundo quer ter um site moderno, bonito, com excelente conteúdo e que apareça nas buscas do Google quando o público pesquisa um serviço, produto ou projeto, não é verdade?
Sobretudo, neste artigo vamos falar sobre SEO, vem com a gente!
Mas afinal, o que este tal de SEO?
Então, nosso site está cheio de artigos aqui no blog sobre SEO, mas vamos resumir este conjunto de esforços como deixar o site pronto para os algoritmos do Google.
Nesse meio tempo, me responda, o que significa otimizar o site aos algoritmos do Google?
Na verdade o Google em si não é a Internet global, ele é uma empresa que armazena sites em seus servidores, por isso dizemos que otimizamos o site para o Google.
Mas isso não é toda a verdade. Confira no próximo tópico:
Otimizar o site para o Google ou para as pessoas?
Assim também a pergunta acima nos incomoda, uma vez que fazemos sites para pessoas e não para robôs de busca.
O Google e seus produtos são voltados para os usuários, então seus algoritmos são inteligentes o suficiente para trazer os melhores resultados para as pessoas.
Otimize o seu site pensando nos usuários, ou seja em facilitar o acesso às informações e está tudo certo.
Devo me preocupar com o Google?
Absolutamente não, mas deve se preocupar em otimizar o seu projeto online aos algoritmos que trabalham pelas pessoas.
Ou seja, pense nos usuário, centrado no usuário e não precisará se preocupar com o Google.
Agora, comparado aos outros buscadores como Bing e Yahoo! O Google merece destaque sim.
Otimizar o site aos algoritmos do Google: o básico
De maneira idêntica é preciso saber o que fazer na hora de otimizar o site aos algoritmos do Google e o resumo é o seguinte:
Otimize os textos de forma coerente, explicativo e claro;
Otimize as imagens, quanto mais leves, mais rápido o seu site carregará;
Crie links que tenham uma boa hierarquia, categorize bem seu site, ficará mais fácil navegar;
Crie conteúdo relevante, não fique preso aos produtos e serviços que oferece, ninguém entra em site só para ver o que você oferece, escreva sobre as dores e problemas do seus clientes e público;
Espalhe seus links por sites, blogs, redes sociais e grupos fechados;
Utilize ferramentas de análises e sempre tome decisões baseados em dados.
Otimização de sites: faça você mesma(o)
Assim, entramos na questão: contratar uma empresa de SEO ou fazer eu mesmo? Vamos a alguns pontos:
Em síntese, você pode criar conteúdo, otimizar imagens, títulos, descrições das páginas e tudo mais, mas em algum momento precisará de uma interferência mais técnica como mexer no código, otimizar servidor entre outras mudanças.
Por último, o básico dá para você fazer, se precisar de muito ajuste técnico, chame uma agência de otimização SEO.