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Arquétipo de Marcas: neste artigo vamos falar do conceito de arquétipos de Carl Gustav Jung aplicados aos negócios.
Depois de ler este artigo você vai entender:
- Arquétipos: o que são e os 12 tipos mais comuns
- Quais são os Arquétipos?
- Qual é o meu Arquétipo?
- Como ativar meu Arquétipo?
- Quais os Arquétipos mais poderosos?
- Arquétipos de marca: o que é? 12 Principais
- Arquétipos: o que são e quais os 12 principais?
- Jung – Quais são os 12 tipos de arquétipos?
- Jung – Arquétipos e Complexos
- O conceito de Arquétipo pela psicologia de Carl Jung
- Imagens de Arquétipos
- Tipos de Arquétipos
Em primeiro lugar, é importante explicar o que é arquétipo, o que ele significa para pessoas e empresas, ou seja, como a ideia de arquétipo se aplica em nossas vidas, no marketing digital e nos negócios que fazemos todos os dias.
Arquétipos: o que são e os 12 tipos mais comuns
São os arquétipos inicialmente identificados pelo psicólogo Carl Gustav Jung, mas a ideia de arquétipos vai além dos 12 arquétipos principais.
Quais são os Arquétipos?
São ideias primordiais, estas ideias são formas que dão sentido visual, narrativo, psicológico, mental e emocional ao que vivemos durante diversas fases das nossas vidas.
Empresas são feitas de pessoas, logo as empresas também vivem arquétipos, o que convencionou chamar-se de: cultura organizacional ou a ideia de família ou trajetória daquela empresa, isso é um arquétipo.
Um arquétipo pode ser uma ideia, história, estória, lenda, mito, imagem, marca, discurso, filosofia, ou seja, de tudo o que o ser humano produz pode ser entendido como uma forma arquetípica de atuar, no sentido mais amplo do termo.
Qual é o meu Arquétipo?
Como existem arquétipos de marca, existem é claro arquétipos pessoais e ao longo da vida vivenciamos diversos arquétipos.
Para descobrir o seu arquétipo é legal conhecer os 12 arquétipos principais e tentar identificar na atual fase de sua vida ou da vida da sua empresa, quais características ela exibe na prática.
Aí está o seu arquétipo ou da sua empresa.
Como ativar meu Arquétipo?
Para ativar um arquétipo para si ou para sua empresa é importante entender que você não usa o arquétipo, ele é quem usa você ou sua empresa para se expressar.
O termo é incerto, porque o arquétipo não é pessoal, ele é universal, são a perfeição de como fazer algo.
Você deve tentar entender quais características este arquétipo possui e incorporar ele às suas práticas seja como pessoa ou como empresa.
Quais os Arquétipos mais poderosos?
Todos os arquétipos são poderosos e nós normalmente os classificamos como positivos ou negativos, pelo modo como vemos a realidade do dia a dia, mas em termos gerais os arquétipos mais poderosos são:
- Os que transmitem uma ideia de vitória e progresso;
- Que possuem uma energia que impulsiona a ação;
- Que motiva e que faz buscar vencer os obstáculos;
- Que traz alegria às pessoas.
Arquétipos de marca: o que é? 12 Principais
- Sábio;
- Pessoa comum;
- Explorador;
- Inocente;
- Rebelde;
- Criador;
- Herói;
- Amante;
- Bobo;
- Cuidador;
- Governador;
- Mágico.
Arquétipos: o que são e quais os 12 principais?
Jung identificou 12 arquétipos principais mas existem outros, como arquétipos de animais, plantas, ideias, estórias, fábulas entre outras jornadas.
Jung – Quais são os 12 tipos de arquétipos?
A ideia de arquétipo de Jung não é necessariamente uma novidade, uma vez que o próprio psicólogo buscou a ideia arquetípica em outro pensador: Platão.
Jung – Arquétipos e Complexos
Como já listados, os 12 arquétipos de Jung possuem características intrínsecas como lado luz e lado sombra e seus complexos, ou seja, ativar um arquétipo de marca significa também incorporar outros aspectos da sua composição.
O conceito de Arquétipo pela psicologia de Carl Jung
Carl Gustav Jung foi discípulo de Freud com o qual rompeu relações e assim criou a sua própria psicologia, a Psicologia Analítica.
Sabemos que a Psicologia influencia o Marketing e por isso neste artigo estamos trazendo o conceito de arquétipos.
Em suas buscas o Jung trouxe à tona um assunto que já era claro na época de Platão, de que tudo no mundo nasce de uma ideia primordial.
Os arquétipos regem a vida das pessoas e das empresas e existem diversos estudos de caso mostrando como as marcas se relacionam com seu público.
Afinal, empresas são pessoas e pessoas vivem situações arquetípicas.
Imagens de Arquétipos
O design traz a importância da comunicação visual para pessoas e empresas, ou seja, é a tradução de ideias, pensamentos, sentimentos e filosofia através de gráficos.
As imagens arquetípicas influenciam o nosso consciente, superconsciente e subconsciente todos os dias.
É por isso que as empresas investem em logo, peças gráficas como vídeos, cartazes, banners entre outros.
Deste modo é imprescindível que você saiba qual é o arquétipo da sua marca para transmiti-lo na sua comunicação visual.
Tipos de Arquétipos
Existem arquétipos infinitos, ou seja, não é limitado apenas ao que o Jung descobriu. Existem teorias que apontam que tudo o que o homem faz é arquetípico, uma vez que o arquétipo é uma forma primordial de fazer e sentir algo.
Existe arquétipo de:
Empresário;
Programador;
Professor;
Artista;
Homem de negócios;
Advogado;
Religioso;
Pescador;
Cuidador de animais;
Curandeiro;
Místico;
Inovador;
Disruptor;
Empreendedor;
Religioso;
A lista de arquétipos é infinita, é só imaginar o que os homens produzem e fazem: lá estará a perfeição daquele fazer.
Para concluir: arquétipo é o modo perfeito como algo é feito, isso é produto do inconsciente coletivo (Jung) de tudo o que já foi feito pelos humanos naquela prática, mas também o que ainda será inventado através de inovações futuras.