Last Updated on 10 meses by nextstep
Como usar seu site de forma inteligente: esta é uma dúvida de muitos de nós que temos sites. Neste artigo, você encontrará algumas ideias de como utilizar o seu site como ferramente para atingir os seus objetivos.
Há um tempo atrás na Internet ter um site era sinônimo de status de algumas marcas. Com a popularização da banda larga no Brasil, aumentou-se o número de usuários de internet, fomentando o crescimento do setor.
Muitas pessoas que tinham negócios físicos migraram para a web, mas os paradigmas do negócio físico as acompanhava.
As pessoas queriam ter um site mas pensava como pensa em um negócio físico.
Repensar o uso do site
Alguns negócios precisam de um site apenas para mostrar produtos e serviços, expor, ter um meio de contato digital apenas, algo simples, os famosos sites institucionais.
Outras ramos precisam ter arquivos para baixar, formulários para enviar, ou seja, web app que interajam com os clientes.
Alguns ainda são apenas informativos, como é o caso de blogs, sites de notícias, grandes portais e sites afins.
E há também uma categoria que merece um destaque à parte que são as Lojas Virtuais ou E-commerces, estes são um mar à parte, mas o objetivo é o mesmo da loja física: atender, vender e criar relacionamentos com seus clientes e fornecedores.
Tradicional vs Digital
Alguns clientes nos procuram com expectativas irreais sobre o que um site pode trazer, outros clientes com um conhecimento um pouco mais avançado já entendem como utilizar a ferramenta site.
Hoje em dia ter um site pode sair até de graça, fato! Por isso indico a alguns clientes que não tenham site, sério!
O cliente não tem tempo nem de conversar com a agência sobre seu projeto, como vai administrar um site?
Investimento baixo, retorno imediato
Investir na criação de um site é uma porta para um mar de oportunidades, mas é preciso saber onde o site se encaixa no grande esquema do seu negócio, setor e o que ele fará pelos seus clientes.
Como usar seu site de forma inteligente
– Conteúdo exclusivo e de qualidade:
se você tem um conteúdo só seu, que não foi copiado de outro site ou blog, chances são que as pessoas espalharão naturalmente seu link pela web e redes sociais aumentando suas visitas e chances de vendas e conversões.
– Tenha em mente que um site é uma ferramenta tecnologia
, como tal precisa ser usada:
não adianta faze o site e abandonar, precisa criar conteúdo, promoção, possuir novidades atrativas ao cliente, seja qual categoria for o site.
– Você não precisa ser programador ou web designer:
há plataformas como a WordPress (nosso site a utiliza) em que você administra o conteúdo, imagens, galerias, páginas, plugin (funcionalidades) tudo de forma simples.
– Aprenda um pouco sobre sua ferramenta:
O YouTube é um celeiro gigante de tutoriais em diversos idiomas sobre tudo o que você precisa saber sobre a sua plataforma, sem falar na documentação da própria plataforma (vídeos, posts, fóruns e etc.);
– Tecnologias precisam ser atualizadas:
pra ter um site no ar você precisa do domínio, servidor e dos arquivos do sites, ambos precisam de atualização, fique atento ao prazo de validade ou renovação do domínio, hospedagem e sempre atualize o seu site para versões mais modernas.
– Seja conhecido no setor:
essa dica é menos técnica, mas o networking que funciona no mundo real é super importante no ambiente virtual! Faça parceria pra um fornecedor, cliente ou parceiro(a) lincar um artigo do seu site no site dele e vice e versa.
– As redes sociais precisam ser sociais:
peça para o fornecedor falar de você em suas redes sociais e em troca fale bem dele em suas redes sociais, muitas vezes os nossos amigos nem sabem em que negócios estamos atuando por falta de divulgação.
– SEO:
muitas dessas dicas já estão inclusas no escopo do SEO (otimização do site para buscadores como Google), invista em ter um site rápido, responsivo, fácil de utilizar, seguro (https), divulgue seus links por aí.
– Ferramenta de análises:
cadastre seu site no Google Search Console e Bing Search Console para ver como as pessoas interagem com seu site.
– Google Analytics:
faça um conta no Google Analytics para ter uma visão completa do público, tecnologia, páginas, origem da tráfego em seu site, quanto tempo e que páginas os usuários visitam.
– Não sei o que postar:
utilize o Ubersuggest, uma ferramenta para você utilizar palavras chaves e montar combinações para as suas postagem.
– Não sei o que as pessoas buscam no Google:
Utilize o Google Trends e descubra, assim você vai se concentrar em criar conteúdo que tenha relevância para o seu negócio.
Como saber se estou utilizando meu site de forma inteligente
Pelos resultados! Você primeiro precisa saber “o porque de ter um site”, para depois descobrir se está conseguindo ou não. Por isso, vou lista abaixo alguns motivos para você ter um sites, e alguns para não ter.
Por que ter um site?
– Ferramenta de venda online
, você não precisa estar lá para vender.
– Exclusividade
, uma rede social e algumas plataformas têm regras próprias, seu site é seu, exclusivo e livre de termos e condições, todo o conteúdo é só seu.
– Marca
, um site é uma tecnologia mas também é uma extensão da sua visual da marca, e como você bem sabe, para uma marca ficar conhecida é preciso repetir a sua imagem na cabeça dos clientes, como é o caso da publicidade e propaganda.
– Praticidade
, você pode ter um leque de serviços, portfólio, condições, termos e prazo para oferecer o serviço que você não precisará ficar falando para o cliente, indique o site e as dúvidas restantes (se houver) ele tira com você.
– Alcance global
, você está no ar no mundo todo o tempo todo, um cliente online pode vir de qualquer parte do mundo ou do Brasil (a maioria dos nossos clientes não nos conhece pessoalmente).
– Rapidez e agilidade
, se você tiver um sistema online que mostre tudo para o cliente, o atendimento via e-mail, telefone e no ponto de venda cai drasticamente, sobrando tempo para você focar no que realmente precisa.
– Métricas
, com um site no ar você pode monitorar vendas, ver as visitas, testar relatórios de SEO, de velocidade, testar os links dos produtos, verificar se sua empresa aparece no Google e Bing entre outros.
Não devo ter um site se…
– Não estiver aberto(a) a aprender
, errar e se reinventar como empresário(a).
– Falta de tempo
e planejamento.
– Falta de um plano de negócio (mesmo simples)
que permita você entender o papel e importância do site para sua empresa.
– Acreditar que um site sozinho resolve todos os problemas do seu negócio.
– Tiver medo
ou querer copiar ou se importar DEMAIS com a concorrência
Como usar seu site de forma inteligente: conclusão
Um site é uma ferramenta de marketing digital excelente para você fazer novos negócios online, ganhar a confiança de novos visitantes que podem ser clientes e solidificar sua presença (tão importante) na Internet.
Muitos dos nossos clientes vêm através das postagens do blog que compartilhamos via WhatsApp, Facebook, Twitter e Google Plus, outros ficam sabendo em conversas informais, através de cartões de visita, folders, banners etc.
A publicidade online é mais barata, tem maior alcance, maior controle uma vez que você pode medir e quantificar resultados, decidindo o que funciona e o que é perda de tempo.
Por isso, nós da Agência Next Step somos especialistas em Criação de Sites, Consultoria SEO e Hospedagem de Sites, serviços essenciais para você dar o PRÓXIMO PASSO rumo ao sucesso da sua empresa na web.
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Esperamos você na próxima dica sobre como dar o próximo passo para o seu negócio fluir na Internet!