Last Updated on 10 meses by nextstep
COVID reaprendendo a empreender esta é uma lição sobre os negócios que o vírus coronavírus trouxe durante a quarentena forçada por esta terrível pandemia.
Novos negócios, novos relacionamentos… As mesmas necessidades. Seus clientes estão te buscando online mais do que nunca, o modo como produtos e serviços são consumidos mudou, mas o desejo permanece.
Você não pode estar presencialmente vendendo produtos e oferecendo serviços, mas pode fazer isso virtualmente, digitalmente e é isso que vamos mostrar neste post.
Aprender a aprender sobre tecnologia e Internet
Temos de isolamento social nos mostram que o modo como trabalhamos pode mudar mas a essência do trabalho permanece a mesma, o cenário mudou mas os desejos e necessidades permanecem.
Um exemplo é o avanço da tecnologia e o avanço moral e ético de uma sociedade, se uma tecnologia avança rapidamente como é o caso da eletrônica e informática e uma sociedade não avança moralmente.
Termos uma sociedade cheia de recursos tecnológicos mas sem amadurecimento para o seu uso benéfico para todos, um uso ecológico de recursos humanos, tecnológico e mercadológico.
Em menos de 100 anos demos um salto gigantesco tecnologicamente mas ainda utilizamos a tecnologia para prejudicar uns aos outros e em termos de mercado, utilizamos bem basicamente ainda este recurso.
Um isolamento social vem mostrar que a Internet que chegou ao Brasil tardiamente e era vista como coisa de “nerd, geek ou quem manja de tecnologia” logo se tornou tão fundamental para o mercado quanto a contabilidade, administração e mão de obra especializada.
Precisamos amadurecer o modo de olhar a tecnologia e principalmente a Internet, ou seja, reaprender a aprender sobre ela.
COVID reaprendendo a empreender na prática
Se antes ter um site, blog ou loja virtual era visto com algo incerto essa dúvida passou, pois há uma crescente no sentido de tornar o negócio digital ou virtual, em face à quarentena.
Uma das grandes capacidades humanas é a de adaptação, ou seja, reaprender com as circunstâncias do entorno que muda rapidamente, embora defendido que aqui moralmente e eticamente se leva mais tempo para internalizar os novos paradigmas de mercado.
Levar em conta o marketing digital é vital para o seu negócio, ou seja a tecnologia hoje é a melhor forma de chegar onde as negociações presenciais estão paradas.
Hoje você assina contratos online, faz reuniões, altera documentos e muda os rumos do atendimento e condução de projetos de produtos e serviços que oferece quando opera seu negócio, além é claro de consumir digitalmente muitos serviços necessários para a operação do seu negócio.
Tecnologia presente
O mobile é uma realidade e achar que apenas ter um site os clientes vão cair aos montes eu seu site e te ligar solicitando serviços é uma ilusão, apesar de estar todo mundo online buscando no Google pelos seus serviços é preciso ter estratégia para aparecer para eles.
Uma boa combinação é usar um site que seja responsivo, apareça no celular, que apareça nas buscas quando digitarem seus serviços…
Como conseguir aparecer?
Combinando tecnologia e estratégia de marketing digital. Um site com bons artigos atrai público, você investindo em redes sociais e em ads também ajuda.
A ideia aqui é fazer marketing de conteúdo, criar relacionamento com seu público e buscar entender o que ele precisa e como os seus serviços e conhecimento podem ajudá-lo.
Com um setup básico de site, blog ou loja virtual combinado com estratégia de conteúdo em redes sociais como vídeos, pdf informativos, minicursos, podcasts, webinars um canal no YouTube e afins você consegue engajar público em seu site e m volta dos seus produtos e serviços.
Dá trabalho mas vale à pena
Você precisa de um bom site, uma boa hospedagem e um pouco de boa vontade. Pensar no seu público que está no momento: COVID reaprendendo a empreender, pois assim como você, parceiros, fornecedores estão superando juntos este momento difícil.
Construir um site bacana com boa estrutura para trabalhar o marketing de conteúdo para atrair novas visitas já é uma estratégia madura de marketing digital, no entanto agora esta estratégia torna-se questão de vida ou morte para alguns negócios.
Para você que busca neste momento reaprender a empreender já deve ter chegado a conclusão de que ter um negócio online é uma excelente estratégia, então está no caminho certo, se não chegou a esta conclusão, repense o empreendedorismo.
Empreender em tempos de COVID
As pessoas estão isoladas em casa e se você puder ofertar um meio digital de contato rápido como uma rede social, um site, blog, loja virtual, WhatsApp ou similares é ótimo para o cliente.
Cada vez mais pessoas e empresas se relacionam digitalmente, é preciso levar em conta o digital na hora de reaprender a empreender.
Dicas de como reaprender a empreender em época de pandemia
- Tenha meios digitais de atendimento e relacionamento: sites, redes sociais, lojas virtuais, blog etc.
- Defina a estratégia em cada uma delas: ads, otimização SEO, etc.
- Invista em marketing de conteúdo;
- Invista em campanhas de ads;
- Cuide do seu site e das redes sociais da empresa;
- Seu cliente está online, esteja também;
Algumas dicas parecem óbvias mas o básico nem sempre é seguido pelas empresas. Há uma ilusão grande em achar que pequenas atitudes como ampliar a comunicação com os clientes seja algo irrelevante, na verdade são detalhes vitais para o seu negócio.
Aguente firme, vai passar
Muitos sites postam previsão de futuro e este não é o objetivo aqui, em se tratando de negócios muito foi ressignificado e novas formas de estratégia estão sendo testadas.
A única constante no universo é a mudança
Com este pensamento me mente siga em frente testando, adaptando e mudando visões e estratégias, entre no espírito da ideia: COVID reaprendendo a empreender porque é isso que temos de constante, adaptar ideias e ações.
Não existe fórmula mágica de marketing
Seguir o ensinamento básico te dá um certo direcionamento, porém cadê os planejamentos estratégicos do marketing durante o COVID?
Qual estratégia previa esse isolamento social e a necessidade de estar digitalmente presente? Muitas empresas são tradicionais e resistentes ao novo, não vê sentido em atualizar sua forma de oferecer produtos e serviços para os seus clientes pois o próprio pensar da diretoria é assim. Difícil mudar.
Conclusão
O marketing digital nada mais é do que marketing com ferramentas e estratégias digitais, mas em seu âmago o básico permanece.
Existem mercados com desejos e demandas para serem atendidos e você com seu produto e serviço estudar este mercado, define seu nicho, o plano para chegar até eles e este processo hoje em dia está passando pelo negócio digital, fato.
Então tenha em mente a ideia de usufruir tudo o que o “novo” que não é tão novo assim pode te oferecer, aparecer nos locais certos com a estratégia certa pode te trazer muitos resultados positivos.
É uma construção à longo prazo que passa por exemplo por ter presença nos buscadores e redes sociais o que dá trabalho mas que se não for feito é capaz de tornar sua empresa obsoleta digitalmente.
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