Last Updated on 10 meses by nextstep
Cuida da saúde do seu site: um site é uma ferramenta de venda, cuide dele e os resultados aparecerão.
Nós poderíamos dividir os cuidados com a saúde de um site de forma técnica e estratégica, ou seja, você não precisa ser programador, desenvolvedor de sites para aplicar estas dicas.
Manutenção
A manutenção do site diz respeito ao seu bom funcionamento, desempenho como um todo, ou seja, ter um domínio e hospedagem operando normalmente, as funções do site de gerenciar fotos, páginas, produtos, postagens no blog, integrações com meios de pagamento e redes sociais operando no “OK”.
Otimização Técnica OnPage
A otimização vai um pouco além, uma vez que a “casa está arrumada” é hora de entrar na otimizações profundas para se destacar em seu mercado. Quando eu digo otimizações em site estou falando sim de SEO, ou seja, otimizar os links, estrutura do site, títulos e cabeçalhos (H1 ao H6) da páginas e posts, qualidade dos links externos e internos, imagens com nome amigável, leve e com atributo “alt” sempre presente.
Otimização OffPage
Isso só a otimização técnica da página, existem uma infinidade de outras otimizações offpage, você trocar links com empresas e sites parceiros (do seu nicho, please!), cadastrar seu site no Google Search Console, Bing Webmaster Tools, Google Analytics, Google Meu Negócio e todas as redes sociais em que o seu público alvo está presente.
Marketing de Conteúdo
Fazer um site, blog ou loja virtual (e-commerce) e esperar que o cliente “caia do céu” é uma ilusão: hoje é muito fácil qualquer pessoa ou empresa aprender tudo isso que está sendo dito aqui e implementar através de um pequeno negócio, tornando o Google um lugar de batalha pela primeira página.
Você precisa ter conteúdo que atraía os seus clientes, não preciso defender a quantidade de pessoas com o celular na mão pesquisando o tempo todo sobre coisas, dicas, tutoriais, 5 dicas disso, 7 maneiras daquilo, 10 formas disso outro…
Se prepare para o mobile
Bom, ter um site responsivo é uma demanda que começou no final de 2011 (eu estudava Técnico em Web no SENAC SP), mas pegou mesmo à partir de 2013 quando técnicas novas de HTML5 e CSS3 chegaram aqui no Brasil, ou seja, agora era possível fazer um site que ficasse bacaninha no celular.
Então, hoje é obrigatório e fator de ranqueamento ter um site responsivo, um site mobile como se diz.
Você já tentou dar zoom em site? É horrível né? Eu sei! Pois bem, invista em um site que “rode” bacana no celular, seja rápido e fácil de navegar.
Faça backup
Acesse o painel do seu site e faça um “full backup” pelo menos uma vez por mês, sim, vai salvar o site, e-mails e o banco de dados e se der “algum pau” você está seguro.
Lembre-se de pagar domínio e hospedagem
Por experiência própria eu já vi cliente perder um site inteiro porque esqueceu de pagar o boleto anual da hospedagem. Fique atento(a) ao seu e-mail, isso é sério.
A mesma coisa vale para o domínio, pague-o em dia. Se você não tem acesso, peça para que a agência ou webdesigner ou setor de marketing fique atento à isso.
Use uma CDN em seu site
CDN é o Content Delivery Network que nada mais é do que o serviço (existem várias empresas) que copia versões do seu site em outros servidores ao redor do mundo, isso deixa o seu site mais rápido, dependendo de onde for feito o acesso, esta rede vai mostrar a versão do seu site mais próxima do usuário.
Eu utilizo CloudFlare e tem um plano free que defende o site, otimiza e faz esta distribuição (cópia) ao redor do mundo, tudo de graça no plano Free, vale à pena investir.
Você se cadastra na CloudFlare e muda o NS (name server) do domínio apontando para eles e pronto, começa a utilizar os benefícios, existem outras empresas, vale a busca aí no Google.
Conclusão
Um site é um organismo vivo, uma ferramenta e cabe à você fazer este dever de casa: cuidar da saúde do seu site.
Estas dicas são bem básicas que podem ser feitas nas páginas, nos serviços citados, na boa práticas de cuidar do domínio, backup e hospedagem o que garante que você tenha em mãos uma baita ferramenta de trabalho.
Claro que nem todo mundo tem tempo ou paciência para fazer isso e normalmente fica na mão de terceiros: agências, web designer, programadores, sobrinhos e etc., ou seja “o pessoal do site”.
Mas este artigo serve para te mostrar que estes cuidados devem ser tomados, você não precisa ser um nerd programador ou o Deus Guru do marketing para aplicar estas boas práticas em seu projeto.
Enfim, cuide da saúde do seu site! Um abraço e até a próxima.
Gil Marinho