Last Updated on 10 meses by nextstep
Deixando seu site WordPress mais rápido, site rápido é um fator de ranqueamento no Google, neste artigo vamos dar algumas dicas para você deixar a performance do seu site mais rápida.
São dicas para quem utiliza temas (layouts) em WordPress e quer melhorar o tempo de carregamento das páginas, aumentando assim score na indexação do Google, algumas delas utilizamos aqui mesmo no site da Agência Next Step.
Ferramentas para medir a velocidade das páginas site
Recomendamos que vocês utilizem o famoso PageSpeed Insights do Google, o GTmetrix e o Website Speed Test – Pingdom Tools. Cole a URL do seu site ou página que estes serviços vão medir a velocidade do seu site e indicar o que está atrapalhando o rápido carregamento das páginas.
1 Imagens: leves e com as dimensões corretas
As imagens são as maiores responsáveis pelo atraso no carregamento de um site, recomendamos que você tenha bastante cuidado com as imagens que sobe no seu site, seja em páginas ou posts, segue as dicas:
- Utilize as imagens nas dimensões corretas do tema que está usando, sejam imagens do post, página ou imagens de fundo dos elementos e slides;
- Diminua o peso da imagem, você pode usar o site https://squoosh.app/, é só arrastar a imagem da pasta para dentro do site, salve e subir no seu site;
- Use um plugin para otimizar suas imagens, recomendamos o plugin Imagify;
- Use um plugin para retardar o carregamento da página, recomendamos o plugin Lazy Load, ou seja, ele carrega a imagem somente se o usuário rolar a página;
2 Plugins, quanto menos melhor
É claro que quando temos um site em WordPress queremos entupir ele de plugins para diversas finalidades, quem nunca?
Mas o excesso de plugins sobrecarrega muito o site, por isso cuidado com plugins desnecessários pois eles trazem muitos arquivos JavaScript que fazem com que o carregamento da página fique lendo.
3 Otimize o carregamento das páginas com plugins: quais usar?
Autoptimize e WP Fastest Cache.
Em nosso site nós utilizamos estes dois super plugins, porém é preciso ter um pouco de cuidado com as otimizações feitas em suas configurações, pois elas podem quebrar o layout.
Este plugins deixam o site muito mais rápidos porque eles comprimem o HTML, CSS e JS do seu site, além de juntá-los combinando-os e diminuindo as requisições no servidor.
Por exemplo, você tem 5 folhas de estilo .css ou ainda uns 8 arquivos .js, o plugin junta tudo isso em um só arquivo, otimizando espaço em disco e requests quando o navegador como o Chrome renderiza a página, deixa-a mais leve.
Estes plugins também adicionam códigos GZIP no arquivo .htaccess (de configurações do servidor) otimizando o tempo de expiração dos arquivos, bem como formatos dos mesmos e etc..
3 Utilize um CDN (Content Delivery Network)
Nós usamos e recomendamos a CloudFlare, é grátis e além de deixar o site mais rápido, ela protege contra ataques de hackers e fornece SSL (https), o cadeado verde de graça.
Funciona assim: a CloudFlare que tem servidores espalhados pelo mundo todo faz uma cópia do seu site em todos os seus servidores, dependendo de onde o usuário acessa o seu site ela vai mostrar a versão do seu site que estiver fisicamente mais perto do seu usuário.
A CloudFlare traz muitas métricas sobre acessos, arquivos em cache, ataques defendidos e muito mais, é uma excelente ferramenta a ser usada, e o plano grátis atende muito bem as necessidades básicas de um site WordPress.
4 Utilize um site seguro com SSL
Ter um site com tecnologia SSL é uma obrigação, seja um site institucional, blog pessoal, loja virtual ou uma página só (onepage), você precisa passar segurança utilizando criptografia SSL para proteger seu site e usuários.
Conforme mencionado acima, a CloudFlare fornece SSL grátis, mas a maioria dos provedores de hospedagem já fornecem.
5 Servidor rápido: VPS ou Dedicado
Normalmente nossos sites estão em shared host, ou seja, um servidor compartilhado, com muitos outros sites dividindo espaço no disco rígido do servidor da empresa que contratamos.
Se o seu projeto está crescendo em acessos ou os usuários do seu serviços são muitos, ou ainda acessam simultaneamente o serviço, é hora de pensar em deixar seu projeto em um lugar só dele.
Os projetos da Agência Next Step agora desfrutam de um servidor VPS, conforme eu comento neste artigo onde falo de VPS e SEO.
* Um servidor é um computador com grande capacidade de armazenamento e processamento conectado à Internet, nele, cada pasta é um site. Às vezes um site “rouba” a memória e recursos de outro site, por isso a hospedagem compartilhada pode afetar sua performance, tornando inútil as dicas deste post.
6 Teste quantos acessos simultâneos o seu site aguenta
Fique de olho na hospedagem do seu site, teste quanto acesso simultâneos o seu site aguenta, você pode usar este serviços como o Loader.io ou então buscar no Google (em inglês) por “free online load testing tool“.
7 Decisões difíceis ao otimizar um site
Nem sempre é possível otimizar suas páginas como você queria, às vezes uma otimização agressiva através de plugins pode trazer prejuízos ao layout quebrando alguma seção ou elemento visual deste, sabemos disso.
Uma imagem muito otimizada pode ficar feia, com ruídos e prejudicar a reputação de um site, busque sempre o caminho do meio, o meio termo entre um site rápido e um site bonito, atraente e agradável.
Assim você consegue ter páginas mais leves, uma navegação fluida e sem perdas aparentes aos leitores e usuários do seu serviço online.
Por exemplo, este post poderia estar cheio de imagens ilustrativas sobre ferramentas, métricas e as dicas, eu tomei a decisão de não utilizar imagens, apenas textos. Usei apenas uma imagem destacada para ilustrar a ideia do post e pronto.
8 Conclusão sobre otimização de páginas WordPress
É claro que otimizar um site dá um certo trabalho, mas vale muito à pena, estas dicas são só o início para deixar o seu site veloz, antes de tudo, tenha consciência de que o fator página leve vale muito na competição de aparecer em primeiro lugar nos buscadores.