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Marketing na internet são os princípios aplicados na web para trazer resultados para o seu projeto, neste artigo explicamos como fazer isso.
Em primeiro lugar, marketing é marketing e seus pilares aplicados na internet dão o nome de marketing digital, mas no fim é a mesma coisa.
O marketing e o digital
É verdade que os meios digitais trouxeram rapidez, agilidade e facilidade para empresas e pessoas, neste sentido a tecnologia fica no meio de consumidores e empresas.
Seja como for, as empresas perceberam rapidamente que ter estratégias cada vez mais inteligentes e sofisticadas são o melhor meio de chegar no seu público.
Bem como, um negócio digital tem a vantagem de estar com seu cliente quando você não está lá, então ter estratégias certas para chegar no seu cliente importa e muito.
Marketing na internet: o básico
Vamos ver algumas dicas básicas de marketing para atingir resultados positivos:
- Conhecer o seu nicho;
- Saber seus pontos fortes e fracos;
- Entender o comportamento do consumidor;
- Medir os resultados que está obtendo no momento;
- Estudar os concorrentes;
- Fazer curso de aperfeiçoamento.
Conhecer o seu nicho
De nada adianta você colocar um produto ou serviço no ar sem saber para quem está mostrando, vai perder tempo e verba.
Utilize ferramentas grátis para conhecer seu público, fornecedores e clientes.
Saber seus pontos fortes e fracos
Conhecer a sua própria empresa é fundamental, o que oferece, como se diferencia dos outros, quantos clientes pode atender, de que forma, o pós venda, suporte e atendimento, gestão interna e tudo mais, conheça-se.
Sabendo o que pode oferecer e como pode dar suporte a esta relação empresa-cliente ficará mais fácil ter sucesso.
Entender o comportamento do consumidor
Monte sua persona, o cliente ideal com o máximo de detalhes possíveis, isso você pode fazer pelo histórico que já atende ou usando métricas de Google Ads em seu site ou loja por exemplo.
Pode pesquisar notícias, dicas em outros sites sobre como seu público se porta ao longo do ano.
Medir os resultados que está obtendo no momento
A grande diferença do mercado digital para o tradicional é a possibilidade de medir, analisar, medir, alterar e ajustar.
É claro que precisa utilizar certa inteligência de mercado na hora de fazer mudanças, faça baseando-se em resultados reais, sem achismos.
Estudar os concorrentes
Eu penso que meus concorrentes não são meus inimigos, são fontes de ideias, referência e inspiração, tem cliente para todo mundo.
Pega o que ele já faz de bom e copia, adapta e melhora, este é o caminho, conhecer seu concorrente é conhecer o mercado e isso é saudável.
Fazer curso de aperfeiçoamento
Seja como for, nenhuma empresária ou empresário pode usar a desculpa de que não sabe: minimamente você precisa aprender marketing.
Por exemplo, existem cursos grátis muito bons, de curso de marketing geral até cursos bem específicos como é o caso de lançamentos na internet e revenda de infoprodutos.
Primordialmente, vá estudar, seja para saber passar seus objetivos para uma agência, seja para aplicar você mesmo em seu negócio.
Resumindo
Sob o mesmo ponto de vista, marketing na Internet é super interessante e bacana para trabalhar, pode ser tornar um desafio se você não tem tempo, se for o caso terceirize para uma agência.
Afinal, se tiver tempo faça você mesmo, gratuitamente, basta pesquisar e sair fazendo.
Agência Next Step sua parceira
Por fim, se não tiver tempo invista em uma empresa como a Agência Next Step, disposta a te ajudar na hora de ter sucesso com marketing na internet.