Atualizado por último em 1 ano por Agência Nex Step
Otimização de Site Ferramentas: conheça algumas ferramentas para te ajudar a otimizar o seu site através do SEO e ranquear melhor nas buscas do Google.
Antes de mais nada tenha em mente que a otimização é uma prática contínua em seu site, não é algo para se fazer e abandonar, exige constância.
Outro ponto bacana de lembrar é que otimizamos um site para as pessoas, não para robôs, embora este último ponto seja possível, se você otimiza seu site para as pessoas, os robôs reconhecerão esta otimização.
Otimização de Site Ferramentas: 5 ferramentas indispensáveis
Como você pôde ver, o próprio Google disponibiliza ferramentas essenciais para você deixar o seu site otimizado, vamos comentar um pouco sobre elas, a 5ª é um bônus.
A Busca do Google
Antecipadamente parece meio óbvio, mas a primeira coisa a se fazer é procurar pelos termos ou palavras chave do seu negócio ou projeto no Google.
Ainda mais que lá aparecerão os melhores resultados, concorrentes, palavras mais buscadas, volume de busca e muito mais, dali saem muitas ideias legais.
Google Search Console
Desde já vale lembrar que esta ferramenta é bem simples de usar e você precisará de uma Conta Google para logar.
Em resumo esta incrível e potente ferramenta do Google traz a possibilidade de você cadastrar seus links, robots.txt e sitemaps do seu projeto online lá.
Sob o mesmo ponto de vista, na prática isso significa que você está antecipando a indexação do site, ou seja, ao invés de esperar o Google rastrear seu conteúdo, você vai lá e pede para ele indexar mais rapidamente.
Igualmente, se sentir dificuldade em utilizar, no YouTube tem muitos tutoriais legais, vale à pena.
Google Analytics
Antes de tudo, o Google Analytics é uma solução completa no que diz respeito a como seu público interage com seu site, lá dentro você fica sabendo muitos dados dos usuários.
Bem como de onde acessam, qual horário acessam seu site, quais páginas, produtos, posts mais acessados, de qual aparelho e sistema operacional, idiomas e muito mais.
Por exemplo, o legal do Google Analytics é você usar dados reais para tomar decisões com seu site.
Além disso, no YouTube você encontra cursos completos de Google Analytics, perca uns minutinhos conhecendo a ferramenta.
Google Meu Negócio
Esta, creio eu, é a ferramenta que substitui o falecido Google Plus e você pode tirar proveito dela.
Muitos dos nossos clientes têm resultados incríveis utilizando esta plataforma para cadastrar endereço (geolocalização e local SEO), horários, produtos, preços, promoções, horários, contatos e muito mais.
Às vezes o cliente te liga dali, do preview do Google My Business, nem entra no seu site, excelente ferramenta de vendas, utilizem.
Você precisa ter uma Conta Google para usar e no YouTube tem bastante tutorial sobre como usar a ferramenta.
Free SEO Tools
Sim, esta não é uma ferramenta em si, mas é uma forma de buscar ferramentas utilizando o termo em inglês (a maioria das ferramentas estão em inglês).
Seja como for, seria algo como buscar: ferramentas de SEO grátis.
Acima de tudo, existem ferramentas incríveis gratuitas que te dão insights, direcionamento, são análises de performance técnica das páginas.
Assim como, as análises trazem dados de links que apontam para o seu site, melhores links para o qual seu site aponta, e um geral do SEO do seu site costumam aparecer nos reports destas ferramentas da gringa.
Otimização de Site Ferramentas: considerações finais
Igualmente, quando você buscar por Otimização de Site Ferramentas tenha certeza que existem inúmeras e é fácil se perder.
Por outro lado, tenha em mente que na Internet trabalhamos com dados reais, não com achismos.
Nesse meio tempo tome suas decisões baseados em dados, buscas e análises, há muitas iniciativas para te ajudar nesta caminhada.
Em contrapartida, não mencionamos aqui ferramentas que te dão ideias de textos e conteúdos, mas você pode usar o Google Trend, Keyword Tool ou o próprio planejador de palavras do Google Ads.
Dessa forma, utilize as ferramentas que se encaixem não no que o mercado está usando, mas no que o seu negócio e projeto realmente necessita.
Por último, os dados são sempre os melhores aliados na hora de tomar decisões. Espero ter ajudado!